Blog da MTM
Confira nossos conteúdos

Confira cuidados imprescindíveis para a segurança no transporte de cargas perigosas

junho 12, 2025

O transporte de cargas perigosas é uma operação complexa que carece de atenção e cuidados minuciosos para garantir a segurança da mercadoria, dos profissionais envolvidos e da sociedade. Dado que, esse tipo de carga consiste em composições que, quando não transportadas adequadamente, podem prejudicar o meio ambiente e até causar acidentes e danos. Logo, devido a isso, o ideal é seguir rigorosamente as normas estabelecidas para esse tipo de transporte e adotar medidas que proporcionem processos confiáveis.

Neste sentido, a MTM Logística aborda os principais cuidados a fim de garantir a segurança no transporte de cargas perigosas. Confira!

Afinal, o que são cargas perigosas?

Segundo a Resolução ANTT nº 5.947/2021, cargas perigosas são aquelas classificadas pela ONU (Organização das Nações Unidas) em função do seu risco potencial à saúde das pessoas, à segurança pública ou ao meio ambiente devido às suas propriedades químicas, físicas ou biológicas. Sendo que, isso ocorre, devido às suas propriedades químicas, físicas ou biológicas, por isso, requerem cuidados especiais em sua embalagem, manuseio, transporte e armazenagem.

Desse modo, são exemplos de cargas perigosas:

  • Explosivos (fogos de artifício, munições)
  • Gases (gás liquefeito de petróleo – GLP, oxigênio comprimido)
  • Líquidos inflamáveis (gasolina, álcool, solventes)
  • Sólidos inflamáveis (fósforo, magnésio)
  • Substâncias tóxicas ou infecciosas (pesticidas, resíduos hospitalares)
  • Materiais radioativos (isótopos para uso médico ou industrial)
  • Corrosivos (ácido sulfúrico, soda cáustica)

Cuidados para segurança no transporte de cargas perigosas

Classificação e identificação da carga

É de suma importância que as cargas perigosas sejam classificadas corretamente durante o seu transporte, conforme estabelecido pela ONU e a ANBT NBR 10004. Existem cerca de 9 classes principais de riscos, que são diferenciadas pela numeração de 1 a 9, as quais representam o potencial risco que aquela carga oferece.  Além disso, é recomendado ainda, o uso de rótulos de risco e painéis de segurança como as placas laranja.

Veículo adequado

De modo geral, o transporte de cargas perigosas exige o uso de veículos autorizados e bem como adequado ao tipo de mercadoria transportada, tais como tanque, baú e granel, por exemplo. Os quais precisam estar em perfeitas condições mecânicas, isto é, com a manutenção preventiva e corretiva em dias, além de estarem em posse dos equipamentos de segurança, extintores, EPIs, sinalização, entre outros. 

Lembrando que, é obrigatório aos veículos que farão esse tipo de operação, o porte do kit de emergência ambiental, pois, caso ocorra algum tipo de acidente, facilita a limpeza do local, quando necessário.

Planejamento da rota

Para definir um trajeto adequado para as cargas perigosas, geralmente são levados em consideração alguns fatores, como:

  • Evitar áreas densamente povoadas, reservas ambientais e regiões com restrições legais;
  • Conhecer postos de emergência, hospitais e contatos úteis no trajetos;
  • Verificar condições climáticas e de tráfego.

Assim sendo, priorize rotas seguras e legalmente permitidas para esse tipo de carga e informe pontos de parada e reabastecimento. 

Embalagem e armazenamento

As cargas perigosas devem ser embaladas adequadamente, com identificação clara da classe de risco, especialmente com intuito de facilitar a identificação e evitar manuseios incorretos.

Enquanto, o seu armazenamento precisa ser feito em um local seguro, longe de produtos com naturezas diferentes, onde poderia ocorrer contaminação cruzada. 

Documentação obrigatória

Conforme estabelecido pela regulamentação e normas sobre o transporte de cargas perigosas, normalmente é necessário o acompanhamento das seguintes documentações:

  • Ficha de Emergência (com informações de risco e procedimentos em caso de acidente).
  • Declaração de Transporte de Produto Perigoso (DTPP).
  • Nota fiscal com identificação do produto perigoso.
  • Curso MOPP (Movimentação Operacional de Produtos Perigosos) para o motorista.
Treinamento dos envolvidos

Os motoristas, carregadores e outros responsáveis devem receber treinamento específico referente ao transporte de cargas perigosas. Com isso, esse treinamento abrange aspectos cruciais relacionados à identificação dos riscos dos itens, o manuseio adequado dos produtos, uso correto dos EPI e os procedimentos de segurança em caso de emergência.

Portanto, nota-se que as operações de transporte de cargas perigosas exigem cuidados especiais devido a esse tipo de produto apresentar riscos significativos. 

A MTM Logística realiza o transporte de cargas perigosas com total segurança e seguindo as normas e legislações do setor. 

  • Blog
Voltar para o Blog