No processo do transporte de cargas existem diversos tipos de mercadorias a serem movimentadas pelo país, cada uma com suas características e necessidades específicas, exigindo operações diferenciadas.
Neste contexto, dentre essas operações estão o de cargas excedentes e superdimensionadas, sendo um processo logístico complexo, pois requer planejamento e autorização prévia dos órgãos competentes. Isso porque, tratam-se de mercadorias que ultrapassam os limites de peso e dimensões estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Diante disso, a MTM Logística explica como funciona o processo do transporte de cargas excedentes e superdimensionadas.
O que são cargas excedentes e superdimensionadas?
Cargas conhecidas como excedentes e superdimensionadas são aquelas que ultrapassam os limites legais de peso e ou dimensões estabelecidas por lei para veículos de carga.
Carga excedente: Refere-se basicamente ao peso da carga, além de normalmente abranger os seguintes aspectos:
- Ultrapassa o limite de peso bruto total permitido para o veículo ou para os eixos.
- Pode causar desgaste excessivo nas vias, pontes e no próprio veículo.
- Necessita de autorização especial (como a AET – Autorização Especial de Trânsito) para circular.
Exemplo: Carga de minério que excede o peso permitido para o caminhão.
Carga superdimensionada: Está relacionada às condições físicas da carga como altura, largura ou comprimento. Logo, isso envolve os seguintes aspectos:
- Ultrapassa as medidas máximas permitidas por lei (como largura de 2,60 m, altura de 4,40 m, comprimento de 19,80 m, dependendo do tipo de caminhão).
- Pode afetar a segurança no trânsito, exigindo escolta, planejamento de rota, e avaliação de infraestrutura (ex: se vai passar por pontes, túneis, postes etc.).
Exemplo: transporte de pás eólicas, transformadores, máquinas agrícolas, etc.
Limites legais (Brasil):
Em geral, segundo o CONTRAN os limites legais de uma carga são:
- Largura máxima: 2,60 m (ou 3,00 m para veículos agrícolas)
- Altura máxima: 4,40 m
- Comprimento total: 19,80 m (conjunto com reboque)
- Peso bruto total combinado: 74 toneladas
Requisitos para transporte
Autorização Especial de Trânsito (AET)
O transporte de cargas excedentes e superdimensionadas requer a Autorização Especial de Trânsito (AET), para que as operações sejam realizadas em conformidade. Sendo assim, esse documento é emitido pelo DNIT, DER ou órgãos municipais.
Desse modo, essas autorizações têm validade limitada e especificam:
- Rota autorizada
- Condições climáticas permitidas
- Tipo de escolta
- Velocidade máxima
Escolta (batedores)
Devido às características desse tipo de carga, para o transporte de alguns equipamentos pode ser necessário o acompanhamento de carros batedores, a fim de auxiliar a operação e torná-la mais segura.
Planejamento da rota
Por se tratar de cargas fora dos padrões gerais, é fundamental que no planejamento de rotas desse tipo de transporte, seja feito um estudo de viabilidade técnica em relação às pontes, viadutos, curvas e possíveis restrições locais (altura, comprimento dos veículos, por exemplo).
Sinalização especial
Para que esse transporte seja facilmente identificado nas vias, principalmente a fim de evitar acidentes, o uso de faixas, luzes de advertência e placas torna-se necessário.
Horários específicos
A maioria das regiões exigem que o transporte de cargas excedentes e superdimensionadas sejam feitos fora do horário de pico, como em horários noturnos ou em períodos de menor tráfego.
Veículo adequado
É importante frisar que essa operação carece do uso de carretas especiais como:
- Carretas pranchas rebaixadas
- Carretas modulares hidráulicas
- Carretas extensíveis
- Guinchos e plataformas
Além disso, o veículo precisa estar em perfeito estado, com manutenção em dia e equipado com dispositivos de segurança.
Portanto, o transporte de cargas excedentes e superdimensionadas é um processo complexo que requer cuidado minucioso e planejamento bem elaborado, com intuito de garantir eficiência e maior segurança.
A MTM Logística possui projetos especiais para cargas excedentes e superdimensionadas como reatores, turbinas, transformadores, geradores, pás eólicas e equipamentos de grande porte.